SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Modelos de gestão e o sofrimento de servidores assistentes em administraçãoMapeamento de incoerências entre competências estabelecidas na formação do psicólogo organizacional e as requeridas pelo mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz de; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de  e  HATFIEL, Elaine. Conflito trabalho-família: um estudo com brasileiros e norte-americanos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 106-113. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12738.

Mudanças na economia mundial extrapolam organizações e apresentam efeitos não apenas no trabalho e no desenvolvimento da carreira, mas também na vida íntima e familiar dos profissionais. Este estudo buscou explorar em dois contextos, Brasil e Estados Unidos, diferenças e semelhanças na expressão do conflito trabalho-família, bem como aspectos relacionais e preditivos desse construto a partir das variáveis: sucesso de carreira, estresse no trabalho, satisfação com a vida, satisfação com a família e satisfação com o relacionamento. O estudo contou com 388 participantes (184 norte-americanos e 204 brasileiros), os quais responderam um questionário on-line com diferentes escalas psicológicas. Os resultados apontaram para ambos os contextos a preditividade do estresse no trabalho para conflito trabalho-família. Especificamente na amostra de norte-americanos, dimensões de sucesso de carreira foram preditores de família interferindo no trabalho. No grupo de brasileiros, aspectos de família interferindo no trabalho se relacionaram diretamente com satisfação no relacionamento amoroso.

Palavras-chave : conflito trabalho-família; desenvolvimento de carreira; qualidade conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License