SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Conflito trabalho-família: um estudo com brasileiros e norte-americanosSíndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RAMOS, Camila Carvalho; COSTA, Thiago Dias  e  FEITOSA, Izabella Oliveira. Mapeamento de incoerências entre competências estabelecidas na formação do psicólogo organizacional e as requeridas pelo mercado de trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 114-120. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12866.

Há consenso de que o objeto de estudo e de intervenção dos psicólogos organizacionais sejam as organizações. No entanto, ainda não há clareza no que diz respeito às quais "competências" deverão ser desenvolvidas por esses profissionais para o exercício de sua profissão. Diante disso, este estudo se propôs a investigar: (a) as competências necessárias ao estagiário de psicologia para atuar na área de gestão de pessoas e (b) as lacunas de competências existentes entre a expectativa do mercado de trabalho e as diretrizes curriculares do curso de psicologia. Para tanto, foram realizados o mapeamento e a avaliação das competências desses futuros profissionais. Os resultados encontrados sugerem falhas na formação desses estagiários, visto que competências consideradas críticas para a formação do psicólogo organizacional apresentaram alta lacuna e urgente necessidade de capacitação. É importante destacar que a metodologia de mapeamento de competências se mostrou adequada para os fins da pesquisa aqui apresentada.

Palavras-chave : psicologia organizacional; competência; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License