SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Mapeamento de incoerências entre competências estabelecidas na formação do psicólogo organizacional e as requeridas pelo mercado de trabalhoCultura organizacional: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARDOSO, Hugo Ferrari; BAPTISTA, Makilim Nunes; SOUSA, Denise Francioni Amorim de  e  GOULART JUNIOR, Edward. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 121-128. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12796.

As pesquisas sobre a síndrome de burnout tiveram seu início no Brasil em meados da década de 1970. Este estudo teve por objetivo investigar a literatura científica de artigos empíricos sobre burnout publicados em duas bases de dados nacionais (SciELO e PePSIC) entre os anos de 2006 e 2015. Foram analisados 141 artigos científicos e, dos principais resultados, constatou-se variabilidade no que tange ao número amostral investigado nos artigos. A fase do desenvolvimento humano mais investigada foi de adultos jovens, e o instrumento mais utilizado para a avaliação da síndrome foi o Maslach Burnout Inventory (MBI). Os resultados são comparados com estudos nacionais que também tiveram como objetivo avaliar a literatura em períodos diferentes, utilizando indicadores similares e/ou diferentes dos aqui avaliados. Além disso, as limitações são apontadas ao final da discussão.

Palavras-chave : revisão de literatura; burnout; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License