SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BARALE, Rômulo Ferreira  e  SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Cultura organizacional: revisão sistemática da literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 129-136. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12854.

A produção de conhecimento em cultura organizacional é caracterizada pela multiplicidade de perspectivas conceituais, teóricas e metodológicas, o que gera a necessidade de análise dos principais temas relacionados ao fenômeno nas organizações. Por isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre cultura organizacional em junho de 2015, com a seleção de artigos publicados entre 2002 e 2015 nas bases SciELO e PePSIC. A análise dos dados de 53 estudos permitiu a identificação de seis categorias analíticas relacionadas às temáticas do fenômeno: (a) mudanças no modelo de gestão, (b) relações de poder, (c) gestão de pessoas, (d) estudos de culturas organizacionais específicas, (e) teste ou proposição de abordagem teórica e (f) instrumentos de medida. Os resultados demonstraram dispersão de questões e de temas, não apontando uma agenda convergente de pesquisas. Um consenso entre os pesquisadores é a necessidade de avaliar aspectos culturais das organizações antes de qualquer proposta de pesquisa ou de intervenção.

Palavras-chave : cultura organizacional; revisão sistemática; psicologia organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License