SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Desenvolvimento de carreira de estudantes durante a graduação: análise de fundamentos epistemológicos em estudos nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CASSIANO, Simone Kelli  e  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Delimitações metodológicas de pesquisas brasileiras sobre os efeitos de treinamento. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 141-149. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.13053.

Indivíduos e organizações desenvolvem estratégias que facilitam ou promovem o treinamento, visando atender as demandas impostas pelo progresso tecnológico e mudanças sociopolíticas. Contudo, há questões metodológicas relacionadas aos efeitos de tais estratégias que devem ser consideradas. Persistem lacunas em como superar essas questões. Para atender a essa necessidade, este artigo apresenta uma revisão da produção brasileira em estudos na área de treinamento, focando em impacto no trabalho. Entre 85 artigos brasileiros, 24 relatos de pesquisa com esse foco foram identificados, os quais foram analisados de acordo com os padrões usados na literatura internacional. Os resultados indicaram algumas tendências, como um maior uso de medida em amplitude do que em profundidade e obtenção simultânea de dados relativos às variáveis preditivas e critério. Para o avanço nessa área, algumas questões metodológicas foram sugeridas, como pesquisas com delineamentos experimentais e a abordagem multinível.

Palavras-chave : impacto do treinamento no trabalho; aprendizagem organizacional; avaliação de treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License