SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Desenvolvimento de carreira de estudantes durante a graduação: análise de fundamentos epistemológicos em estudos nacionaisCaracterísticas psicométricas de la escala de la prosperidad en el trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CARVALHO, Lucas de Francisco; MOREIRA, Thaline da Cunha  y  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Relações entre adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em trabalhadores brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 159-164. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.12931.

Alguns estudos são encontrados entre personalidade e adaptabilidade de carreira, porém ainda é escassa esta relação com traços patológicos. O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre a adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em uma amostra de trabalhadores brasileiros. Participaram 342 indivíduos entre 17 e 59 anos de idade (M=26,5 e DP=9,13), predominantemente do sexo feminino (66,03%). Todos tinham vínculo empregatício há pelo menos 1 ano. Eles responderam a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil) e o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade-2 (IDCP-2). Algumas hipóteses levantadas no estudo foram corroboradas por meio da correlação e análise de regressão com a amostra toda, porém mais hipóteses foram corroboradas quando somente parte da amostra, grupos extremos, foi utilizada. Discute-se a implicação dos dados encontrados e especificidades do estudo, mas de modo geral corroborou-se a ideia da relação negativa entre capacidade adaptativa em contexto de carreira com traços patológicos da personalidade.

Palabras clave : transtornos da personalidade; profissões; desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License