SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Desenvolvimento de carreira de estudantes durante a graduação: análise de fundamentos epistemológicos em estudos nacionaisCaracterísticas psicométricas da escala de prosperidade no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; MOREIRA, Thaline da Cunha  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Relações entre adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em trabalhadores brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 159-164. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.12931.

Alguns estudos são encontrados entre personalidade e adaptabilidade de carreira, porém ainda é escassa esta relação com traços patológicos. O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre a adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em uma amostra de trabalhadores brasileiros. Participaram 342 indivíduos entre 17 e 59 anos de idade (M=26,5 e DP=9,13), predominantemente do sexo feminino (66,03%). Todos tinham vínculo empregatício há pelo menos 1 ano. Eles responderam a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil) e o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade-2 (IDCP-2). Algumas hipóteses levantadas no estudo foram corroboradas por meio da correlação e análise de regressão com a amostra toda, porém mais hipóteses foram corroboradas quando somente parte da amostra, grupos extremos, foi utilizada. Discute-se a implicação dos dados encontrados e especificidades do estudo, mas de modo geral corroborou-se a ideia da relação negativa entre capacidade adaptativa em contexto de carreira com traços patológicos da personalidade.

Palavras-chave : transtornos da personalidade; profissões; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License