SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Relações entre adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em trabalhadores brasileirosAvaliação qualitativa de treinamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NOVAES, Vladimir Pinto; FERREIRA, Maria Cristina  e  GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David. Características psicométricas da escala de prosperidade no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 165-170. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.12970.

A prosperidade no trabalho consiste em um estado psicológico compreendido por componentes afetivos (vitalidade) e cognitivos (aprendizagem). O estudo avaliou a validade de estrutura interna, convergente e de consistência interna da Escala de Prosperidade no Trabalho. Participaram 804 trabalhadores, que responderam à versão inicial da escala, contendo 10 itens (5 para vitalidade e 5 para aprendizagem). Nas análises fatoriais confirmatórias, o modelo de melhor ajuste foi o de dois fatores de primeira ordem com um fator de segunda ordem, com a exclusão do item 8, o que confirmou o modelo original da escala. A escala obteve correlações positivas com os afetos positivos no trabalho, as avaliações autorreferentes e o desempenho no trabalho, e negativas, com a exaustão emocional e os afetos negativos dirigidos ao contexto do trabalho. Concluiu-se que a escala é um instrumento com evidências de validade adequadas, o que possibilita seu uso em situações futuras de pesquisa.

Palavras-chave : saúde; adaptação de escala; validade estatística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License