SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Características psicométricas da escala de prosperidade no trabalhoResiliência no trabalho: revisão bibliométrica sistemática no contexto brasileiro e itinerários da produção nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva  e  FREITAS, Thais Rodrigues de. Avaliação qualitativa de treinamento. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 171-179. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.13089.

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos de três treinamentos, identificando fatores facilitadores e fatores dificultadores da aprendizagem no contexto estudado, de acordo com as percepções de instrutores e participantes. Foram utilizados dois instrumentos para coleta de dados: um roteiro de entrevista semiestruturada e um roteiro semiestruturado para grupo focal, aplicados respectivamente em instrutores e egressos dos treinamentos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo (Bardin, 2011). A análise das transcrições das entrevistas resultou em oito categorias de conteúdo e, dos grupos focais, em cinco categorias de conteúdo. O desenho instrucional, o ambiente e as características dos instrutores foram apontados pelos egressos dos treinamentos como facilitadores de aprendizagem. Os dificultadores estavam relacionados a características individuais, do ambiente e ao suporte organizacional. Esses resultados sugerem a realização de mais pesquisas qualitativas, para aprofundar a compreensão sobre o relacionamento entre variáveis em avaliação de treinamento.

Palavras-chave : avaliação de treinamento; estudo qualitativo; análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License