SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Job satisfaction and happiness: a comparative study between portuguese and brazilians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

FERRARO, Tânia; SANTOS, Nuno Rebelo dos; PAIS, Leonor  and  MOREIRA, João Manuel. Trabalho digno e motivação para o trabalho em advogados: uma pesquisa empírica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 192-200. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13908.

O presente estudo objetivou uma melhor compreensão dos efeitos do trabalho digno sobre a motivação para o trabalho em advogados de Portugal e do Brasil (N = 611). Foram aplicados o Questionário de Trabalho Digno e a Escala Multidimensional de Motivação para o Trabalho. Os resultados da análise das correlações canônicas evidenciaram dois mecanismos significativos atuantes. Elas sugerem que o trabalho realizante e produtivo está associado positivamente às motivações para o trabalho intrínseca e identificada e negativamente à desmotivação. Adicionalmente, observou-se que um adequado tempo/carga de trabalho se encontra negativamente associado à motivação extrínseca material (como dinheiro). Em resumo, os resultados sugerem que o trabalho digno, especialmente algumas de suas dimensões, tem um papel importante na promoção da motivação para o trabalho através de dois mecanismos principais, designados: 'vida de trabalho digna como parte de ser um cidadão na sociedade' e o segundo 'uma situação de vida confortável e esforços empenhados'. As limitações e implicações práticas concluem este artigo.

Keywords : correlações canônicas; Questionário de Trabalho digno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License