SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Trabalho digno e motivação para o trabalho em advogados: uma pesquisa empíricaDesemprego, satisfação com a vida e satisfação conjugal em portugueses e brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SATUF, Cibele  e  REIS, Inês Pires dos. Satisfação laboral e felicidade: um estudo comparativo entre portugueses e brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 201-209. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13876.

Podemos dizer que a satisfação laboral influencia a felicidade através da generalização das emoções do trabalho para a vida fora deste. O objetivo deste artigo foi investigar e comparar a relação entre satisfação laboral e felicidade em portugueses e brasileiros. Participaram desta investigação 1015 sujeitos, 381 (37.5%) portugueses e 634 (62.5%) brasileiros. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre as dimensões da satisfação laboral satisfação com o salário e satisfação com as promoções e entre a dimensão "emoções positivas", componente da felicidade; maior magnitude na correlação entre as variáveis nos brasileiros e que entre estes o impacto da satisfação laboral na felicidade foi maior. Como aplicação prática, os resultados indicaram que as práticas de gestão de pessoas voltadas para a manutenção da satisfação laboral possuem relevância na promoção da felicidade nas duas populações, apesar das singularidades encontradas. Consideraram-se, ainda, algumas limitações e direções para futuras investigações.

Palavras-chave : satisfação laboral; felicidade; comparação Portugal-Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License