SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Satisfação laboral e felicidade: um estudo comparativo entre portugueses e brasileirosIdade, emprego e gestão de recursos humanos: um estudo em PME portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

AGUIAR, Joyce; MATIAS, Marisa  e  FONTAINE, Anne Marie. Desemprego, satisfação com a vida e satisfação conjugal em portugueses e brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 210-217. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13751.

Portugal e Brasil têm apresentado elevadas taxas de desemprego, embora a economia portuguesa esteja a crescer nos últimos anos. Neste estudo, comparamos os níveis de satisfação com a vida e satisfação conjugal entre casais portugueses e brasileiros, em diferentes configurações de desemprego (somente o marido, somente a esposa ou ambos). Participaram no estudo 186 casais portugueses e 159 casais brasileiros, com média de idade de 41 anos e numa relação há 16 anos, em média. Os resultados indicaram efeito significativo da configuração de desemprego sobre a satisfação com a vida, sendo menor quando ambos os cônjuges estão sem emprego. Neste caso, as esposas apresentam menor satisfação com a vida que seus maridos. Relativamente à satisfação conjugal, as esposas tendem a estar menos satisfeitas do que os maridos, em particular no grupo de duplo desemprego. Este estudo contribui para a compreensão da análise do fenómeno do desemprego sob a perspetiva conjugal.

Palavras-chave : desemprego; satisfação com a vida; satisfação conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License