SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Desemprego, satisfação com a vida e satisfação conjugal em portugueses e brasileirosViolência no trabalho: um estudo com enfermeiros/as em hospitais portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Teresa; VELOSO, Ana  e  SILVA, Isabel Soares. Idade, emprego e gestão de recursos humanos: um estudo em PME portuguesa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 218-225. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13894.

Como na Europa, Portugal está a envelhecer rápida e acentuadamente com reflexos no mercado de trabalho e na Gestão de Recursos Humanos. A mundialização, competitividade e rarefação dos empregos contribuem para um mercado de trabalho seletivo. Os trabalhadores mais idosos parecem ser afetados com essa nova realidade do mercado de trabalho, caracterizando-se por fraca empregabilidade e desemprego de longa duração. Pretende-se compreender as variáveis que interferem na empregabilidade dos trabalhadores acima dos 40 anos e perceber qual é o papel das empresas e dos trabalhadores/desempregados neste processo de "empregabilidade". Foi realizado um estudo exploratório em PME do norte de Portugal, envolvendo desempregados e diretores de recursos humanos. Analisaram-se as perceções de desempregados acima de 40 anos sobre a sua situação, os seus recursos pessoais e estratégias de resolução adotadas. Na perspetiva das empresas exploraram-se as suas perceções sobre trabalhadores acima de 40 anos e caracterizou-se a gestão destes trabalhadores.

Palavras-chave : empregabilidade; idade; administração de recursos humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License