SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Age, employment and human resources management: a study on Portuguese SMEThe occupational stress in International Business Travellers of a multinational of the automotive sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MARQUES, Diana  and  SILVA, Isabel Soares. Violência no trabalho: um estudo com enfermeiros/as em hospitais portugueses. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 226-234. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13886.

O presente estudo teve como principais objetivos caraterizar a violência ocorrida sobre enfermeiros(as) hospitalares portugueses por parte de utentes e contribuir para a adaptação de uma escala sobre violência no trabalho em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online. Participaram no estudo 191 enfermeiros(as), 91.6% dos quais mulheres. Os resultados indicaram que a violência psicológica, em comparação com a vicariante e física, foi a mais frequente. Por exemplo, 56% dos profissionais referiram sentirem-se observados fixamente enquanto estavam a trabalhar quatro ou mais vezes durante o último ano, ao passo que 2.1% referiu ter sido ameaçado com uma arma com a mesma frequência e período de referência. Observou-se ainda que determinados serviços (e.g., urgências) estavam mais associados à ocorrência de violência, nomeadamente física, e que a violência estava associada a uma saúde psicológica mais pobre. O estudo inclui ainda a referência a possibilidades de intervenção neste domínio.

Keywords : violência no trabalho; saúde psicológica; enfermeiros hospitalares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License