SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Idade, emprego e gestão de recursos humanos: um estudo em PME portuguesaO stress ocupacional em Viajantes de Negócios Internacionais de uma multinacional do setor automóvel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARQUES, Diana  e  SILVA, Isabel Soares. Violência no trabalho: um estudo com enfermeiros/as em hospitais portugueses. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 226-234. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13886.

O presente estudo teve como principais objetivos caraterizar a violência ocorrida sobre enfermeiros(as) hospitalares portugueses por parte de utentes e contribuir para a adaptação de uma escala sobre violência no trabalho em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online. Participaram no estudo 191 enfermeiros(as), 91.6% dos quais mulheres. Os resultados indicaram que a violência psicológica, em comparação com a vicariante e física, foi a mais frequente. Por exemplo, 56% dos profissionais referiram sentirem-se observados fixamente enquanto estavam a trabalhar quatro ou mais vezes durante o último ano, ao passo que 2.1% referiu ter sido ameaçado com uma arma com a mesma frequência e período de referência. Observou-se ainda que determinados serviços (e.g., urgências) estavam mais associados à ocorrência de violência, nomeadamente física, e que a violência estava associada a uma saúde psicológica mais pobre. O estudo inclui ainda a referência a possibilidades de intervenção neste domínio.

Palavras-chave : violência no trabalho; saúde psicológica; enfermeiros hospitalares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License