SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Violência no trabalho: um estudo com enfermeiros/as em hospitais portuguesesComo a liderança de complexidade e a coesão influenciam a eficácia das equipes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARDOSO, Ana Rita  e  JORDAO, Filomena. O stress ocupacional em Viajantes de Negócios Internacionais de uma multinacional do setor automóvel. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 235-242. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13877.

Os Viajantes de Negócios Internacionais constituem uma modalidade de mobilidade internacional emergente, existindo uma lacuna ao nível de estudos que abordem o seu bem-estar. Com base no Modelo Holístico de Stress pretendemos explorar o stress ocupacional associado às viagens de negócios através de um estudo de caso qualitativo com recurso à análise documental e à entrevista semiestruturada. Foram predominantes as fontes de distress na fase da viagem e da adoção de estratégias de coping focadas no problema. Fatores pessoais e profissionais assumem-se como principais moderadores do stress percecionado. Concluímos que a viagem tem maioritariamente consequências pessoais e negativas que se acentuam ao longo da carreira do viajante e confirmamos que as viagens são uma fonte de stress com impacto na sua vida pessoal e profissional do viajante. O artigo incluí a discussão acerca das implicações teóricas e práticas dos resultados para a organização e para os viajantes.

Palavras-chave : Viajantes de Negócios Internacionais; Stress Ocupacional; Modelo Holístico do Stress.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License