SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4How complexity leadership and cohesion influence team effectivenessA proposal to measure the quality of human resources in tourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

LOUSA, Eva Petiz  and  GOMES, A. Duarte. A influência da tecnologia, da dimensão e da idade da organização na inovação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 252-259. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13887.

O objetivo deste trabalho é avaliar a influência de variáveis organizacionais (tecnologia, dimensão e idade da organização) na inovação organizacional. Cento e dois gestores de topo de organizações portuguesas, de sectores de atividade de base tecnológica e de outros setores, de tamanhos e idades diferentes, responderam a um questionário referente à atividade de inovação na sua organização. Os resultados deste estudo, exploratório, destacaram relações positivas e significativas, assim como relações negativas e significativas, destas variáveis organizacionais em diferentes dimensões do processo de inovação, as quais podem ser úteis para entender melhor como ocorre a inovação dentro e entre diferentes indústrias ou empresas. Este estudo inclui medidas objetivas que podem captar mais diretamente os esforços inovadores numa organização e permite identificar algumas características organizacionais que podem afetar a atividade de inovação.

Keywords : Inovação organizacional; tecnologia; dimensão da organização; idade da organização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License