SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Como a liderança de complexidade e a coesão influenciam a eficácia das equipesUma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOUSA, Eva Petiz  e  GOMES, A. Duarte. A influência da tecnologia, da dimensão e da idade da organização na inovação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.4, pp. 252-259. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13887.

O objetivo deste trabalho é avaliar a influência de variáveis organizacionais (tecnologia, dimensão e idade da organização) na inovação organizacional. Cento e dois gestores de topo de organizações portuguesas, de sectores de atividade de base tecnológica e de outros setores, de tamanhos e idades diferentes, responderam a um questionário referente à atividade de inovação na sua organização. Os resultados deste estudo, exploratório, destacaram relações positivas e significativas, assim como relações negativas e significativas, destas variáveis organizacionais em diferentes dimensões do processo de inovação, as quais podem ser úteis para entender melhor como ocorre a inovação dentro e entre diferentes indústrias ou empresas. Este estudo inclui medidas objetivas que podem captar mais diretamente os esforços inovadores numa organização e permite identificar algumas características organizacionais que podem afetar a atividade de inovação.

Palavras-chave : Inovação organizacional; tecnologia; dimensão da organização; idade da organização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License