SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Evolução do construto liderança autêntica: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BARROS, Sabrina Cavalcanti; ALVARO, José Luis  e  BORGES, Livia de Oliveira. Significados do trabalho e do dinheiro: quais suas funções sociais?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 282-290. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.1.13395.

Estudos sobre o trabalho e o dinheiro têm enfatizado a dimensão institucional desses fenômenos, destacando funções como a capacidade de interligar a satisfação das necessidades individuais e a manutenção da ordem social. Tais funções são ativadas no cotidiano dos indivíduos, sendo construídas socialmente na produção dos significados dos referidos fenômenos. Exploramos as funções que os significados do trabalho e do dinheiro cumpriram na vida dos operários da construção civil. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 44 operários e desenvolvemos análise de conteúdo temática. Identificamos dois grandes eixos norteadores: inclusão e inserção sociais versus exclusão social e realização e sentido de utilidade versus degradação. Os resultados indicaram que as condições de trabalho precárias e a escassez de dinheiro estruturaram os modos de enfrentamento dessas realidades, na valorização dos benefícios alcançados, na naturalização e no conformismo, decorrentes da dureza e limitação de oportunidades experimentadas por esses trabalhadores. Limitações da pesquisa e sugestões são apontadas.

Palavras-chave : Significados do dinheiro; Significados do trabalho; Trabalhadores da construção civil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License