SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Significados do trabalho e do dinheiro: quais suas funções sociais?Política de prevenção de acidentes na construção civil: uma análise das práticas da inspeção do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CAMPOS, Maria Isabel de  e  RUEDA, Fabián Javier Marín. Evolução do construto liderança autêntica: uma revisão de literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 291-298. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.1.13473.

A Liderança Autêntica (LA) tem atraído a atenção de profissionais da academia e da prática organizacional desde o início deste século. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura publicada entre 2011 e 2016, visando a avaliar o estágio de evolução do construto LA. Foram analisados 106 artigos de autoria de estudiosos de todos os continentes, sendo nove teóricos e 97 empíricos. Os resultados indicam que o construto evoluiu, em consequência, entre outros, da corroboração empírica de pressupostos teóricos e que a existência de possível redundância por parte da LA e da liderança transformacional ainda permanece em questionamento. Sugerem-se novas pesquisas no tocante à forma como os líderes autênticos desenvolvem seus liderados, em contraste com o realizado por outros estilos de liderança, e a novas formas de medida, visando a responder as indagações em aberto.

Palavras-chave : líder; autenticidade; psicologia organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License