SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Estresse como preditor da Síndrome de Burnout em bancáriosSignificados de trabalho, prazer e sofrimento no ofício de agentes funerários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RODRIGUEZ, Indira Arias; MUNIZ JR, Jorge  e  MUNYON, Timothy. A relação entre clima organizacional e gestão do conhecimento: uma revisão da literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 316-325. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.1.13244.

O propósito deste estudo foi analisar a relação entre Clima Organizacional (CO) e Gestão do Conhecimento (GC) partindo da revisão sistemática da literatura. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus, por meio dos descritores "organizational climate" e "knowledge management". Os resultados mostraram uma relação entre os termos nos diversos sistemas de produção (bens e serviços), não foram encontrados estudos dessa relação em países em desenvolvimento, nem no Brasil. Há um consenso na literatura, que aponta que o CO favorável (analisando variáveis como motivação, satisfação, comunicação, liderança, entre outros) promove benefícios sobre a GC e vice-versa. Estudos futuros devem analisar as relações entre fatores do CO e a GC: por exemplo, os fatores motivadores e as barreiras à intenção de partilhar o conhecimento avaliando os ambientes de trabalho, por meio de instrumentos de pesquisas e rigorosas análises de correlação. Estudar como as variáveis de CO e GC se relacionam em diferentes contextos e culturas.

Palavras-chave : clima organizacional (CO); compartilhamento do conhecimento (KS); gestão do conhecimento (GC).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License