SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A relação entre clima organizacional e gestão do conhecimento: uma revisão da literaturaRisco psicossocial para servidores de universidade pública na região norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FLORES, Veronica Dalla Costa  e  MOURA, Eliana Perez Gonçalves de. Significados de trabalho, prazer e sofrimento no ofício de agentes funerários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 326-334. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.1.13337.

Este estudo direcionou-se a trabalhadores funerários, objetivando a compreensão dos significados do trabalho e vivências de prazer e sofrimento presentes neste ofício. Participaram dez trabalhadores de três funerárias da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório e descritivo, amparou-se na Psicodinâmica do Trabalho. A coleta de dados se deu pela realização de entrevistas individuais, que continham dez questões semiestruturadas e dados sociodemográficos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), visando às seguintes categorias: significados do trabalho, vivências de prazer e sofrimento, organização do trabalho, estratégias defensivas e estatuto social da profissão. Constatou-se que os agentes funerários atribuem significados ao seu trabalho, mesmo diante das vivências de sofrimento e preconceitos, o que é possível por meio das estratégias defensivas e flexibilização da organização do trabalho. Esse processo possibilita que se mantenham engajados e sintam-se reconhecidos, fator importante para a saúde mental.

Palavras-chave : Agentes funerários; Saúde mental do trabalhador; Psicodinâmica do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License