SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Assédio moral no judiciário: prevalência e repercussões na saúde dos trabalhadoresSignificado do trabalho para gerações de trabalhadores rurais no beneficiamento da castanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

OLIVEIRA, Luana Paula de; SILVA, Flavia Helen Moreira da  e  STICCA, Marina Greghi. Revisão sistemática da produção acadêmica em Psicologia do Trabalho no Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 354-363. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.13688.

Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar e sistematizar a produção acadêmica em Psicologia do Trabalho (PT) publicada em bases de dados brasileiras. A busca de artigos foi conduzida no Portal SciELO de janeiro a março de 2017, considerando os trabalhos publicados nos períodos de 2010 a 2016. Na seleção inicial, foram encontrados 4.248 artigos, dos quais 180 atenderam os critérios de inclusão. Foi estabelecida uma classificação temática, e os resultados evidenciaram uma prevalência de pesquisas em saúde mental do trabalhador, em detrimento de outras, tais como ergonomia e aposentadoria. A partir dessa revisão, foi possível identificar os principais temas que vêm sendo estudados pela área no país, bem como os que podem ser explorados, tanto na pesquisa quanto no campo de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.

Palavras-chave : psicologia do trabalho (PT); revisão; bibliografia nacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License