SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Systematic review of academic production in Psychology of Work in BrazilHealth of Psychologists Working in Social Assistance Reference Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BARROS, Maria Mércia dos Santos  and  ARAUJO, Marley Rosana Melo de. Significado do trabalho para gerações de trabalhadores rurais no beneficiamento da castanha. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 364-372. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.13944.

Esta pesquisa sobre o significado do trabalho entre gerações de trabalhadores envolvidos no beneficiamento da castanha de caju utilizou-se do significado do trabalho como uma cognição subjetiva e social. Investigou-se 100 pais e 100 filhos que trabalhavam com a castanha de caju aplicando-se um questionário sociolaboral, e o Inventário do Significado do Trabalho. Ao utilizar análises descritivas e inferenciais, os resultados indicaram que, no grupo de pais, formaram-se 3 clusters valorativos: Dialético, Otimista e Acrítico; e 4 descritivos: Satisfeito, Instrumental, Conflitante e Desvalorizado. No grupo de filhos, formaram-se 6 clusters valorativos: Dialético, Acrítico, Otimista, Reconhecido, Indiferente e Acolhedor; e 5 clusters descritivos: Conflitante, Desafiador, Satisfeito, Penoso e Neutro. Em suma, os pais demonstraram otimismo nos atributos valorativos, mas sentiram-se desvalorizados nos atributos descritivos. Já os filhos tinham uma visão dialética do que o trabalho deva ser e como de fato é.

Keywords : trabalho; trabalhadores rurais; análise de cluster.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License