SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Revisão sistemática da produção acadêmica em Psicologia do Trabalho no BrasilSaúde dos psicólogos em Centros de Referência de Assistência Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BARROS, Maria Mércia dos Santos  e  ARAUJO, Marley Rosana Melo de. Significado do trabalho para gerações de trabalhadores rurais no beneficiamento da castanha. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 364-372. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.13944.

Esta pesquisa sobre o significado do trabalho entre gerações de trabalhadores envolvidos no beneficiamento da castanha de caju utilizou-se do significado do trabalho como uma cognição subjetiva e social. Investigou-se 100 pais e 100 filhos que trabalhavam com a castanha de caju aplicando-se um questionário sociolaboral, e o Inventário do Significado do Trabalho. Ao utilizar análises descritivas e inferenciais, os resultados indicaram que, no grupo de pais, formaram-se 3 clusters valorativos: Dialético, Otimista e Acrítico; e 4 descritivos: Satisfeito, Instrumental, Conflitante e Desvalorizado. No grupo de filhos, formaram-se 6 clusters valorativos: Dialético, Acrítico, Otimista, Reconhecido, Indiferente e Acolhedor; e 5 clusters descritivos: Conflitante, Desafiador, Satisfeito, Penoso e Neutro. Em suma, os pais demonstraram otimismo nos atributos valorativos, mas sentiram-se desvalorizados nos atributos descritivos. Já os filhos tinham uma visão dialética do que o trabalho deva ser e como de fato é.

Palavras-chave : trabalho; trabalhadores rurais; análise de cluster.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License