SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Significado do trabalho para gerações de trabalhadores rurais no beneficiamento da castanhaSujeito em terceiro plano: uma reflexão crítica acerca da articulação entre a dinâmica da terceirização e processos de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NASCIMENTO, Iasmin Libalde; DUARTE, Lucas Có Barros  e  MORAES, Thiago Drumond. Saúde dos psicólogos em Centros de Referência de Assistência Social. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 373-380. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.14004.

Este estudo objetivou discutir a saúde laboral do psicólogo em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) a partir de algumas características presentes no trabalho desses profissionais. Participaram da pesquisa 53 psicólogos que atuam em serviços de proteção social básica no estado do Espírito Santo. Os participantes responderam a um questionário on-line composto pelos seguintes instrumentos: JCQ, WHOQOL-bref, SRQ-20 e questões sociodemográficas. Os resultados indicam que o trabalho do psicólogo nesses espaços caracteriza-se como ativo, no entanto, observou-se um nível elevado de adoecimento mental e baixa qualidade de vida entre os participantes. A dimensão controle, no contexto laboral do psicólogo que atua em CRAS, parece não contribuir positivamente para a saúde dos trabalhadores, como previsto no modelo teórico. Torna-se fundamental construir estratégias, a fim de transformar as atuais condições de trabalho desses profissionais e contribuir para que a atividade laboral nesses espaços seja desenvolvida de maneira mais saudável.

Palavras-chave : saúde ocupacional; condições de trabalho; atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License