SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sujeito em terceiro plano: uma reflexão crítica acerca da articulação entre a dinâmica da terceirização e processos de subjetivaçãoAs consequências do assalto para o trabalhador do comércio vitimizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LEANDRO-FRANCA, Cristineide; IGLESIAS, Fábio  e  MURTA, Sheila Giardini. Futuro e aposentadoria: evidências de validade para uma medida de perspectiva temporal. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 390-395. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.14246.

Planejar o futuro com clareza de objetivos pode facilitar o ajustamento à aposentadoria. Este estudo examinou evidências de validade de um instrumento adaptado para o Brasil que investiga a perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria, no contexto do planejamento da aposentadoria. O instrumento foi respondido de forma on-line por 141 trabalhadores, homens e mulheres, de 25 a 66 anos (M = 44,01; DP = 10,87). Análises fatoriais exploratórias revelaram uma estrutura unidimensional, as cargas fatoriais permaneceram estáveis e com evidências de fidedignidade do instrumento. Escores da escala revelaram um aumento linear, conforme a faixa etária dos respondentes. Aplicações do instrumento e seus desdobramentos para intervenções são discutidos, considerando-se a pirâmide demográfica de envelhecimento da população e o cenário socioeconômico brasileiro.

Palavras-chave : aposentadoria; perspectiva de tempo; clareza de objetivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License