SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Evidências de validade da escala de autoeficácia de professores em amostras brasileirasEstratégias de conciliação trabalho-família de professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Ana Cecília Gomes da  e  MOURAO, Luciana. Mapeamento de competências essenciais à atuação de dirigentes sindicais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 412-421. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14456.

Mapear competências profissionais tem se tornado uma temática cada vez mais relevante. Este estudo objetivou discutir o papel dos dirigentes sindicais a partir do mapeamento das competências essenciais para o exercício dessa atividade profissional. O método incluiu análise documental, além de 12 entrevistas em profundidade com dirigentes sindicais, trabalhadores e empresários filiados a sindicatos. Para aumentar a robustez, a análise de conteúdo categorial foi feita por três juízes independentes com adoção de dois critérios para a inclusão de competências: consistência (dois terços de concordância entre juízes); e relevância (citação mínima por três entrevistados). Os resultados apontam 26 competências consideradas centrais para dirigentes sindicais, com destaque para: interação com a categoria, conhecimento do negócio sindical e atitude voltada para o aperfeiçoamento contínuo. Destaca-se a falta de alinhamento dos discursos com as reflexões recentes acerca do sindicalismo, o que pode comprometer uma atuação mais eficaz dos sindicatos nas relações de trabalho.

Palavras-chave : competência; sindicatos; relações de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License