SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Mapeamento de competências essenciais à atuação de dirigentes sindicaisEscala de liderança ética no trabalho: evidências de validade da versão brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVEIRA, Susana Sarmento  e  BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Estratégias de conciliação trabalho-família de professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 422-429. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14299.

O objetivo deste estudo foi investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho. Participaram da pesquisa 168 professores localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação on-line de um instrumento sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, e de uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e associação entre médias. Os resultados indicam que as cinco estratégias de conciliação previstas no modelo original da escala se mantêm empiricamente com estes participantes. O fator apoio emocional destaca-se como o mais importante, levando-se em conta a análise de médias. A centralidade do trabalho mostrou-se relacionada apenas com o fator apoio emocional. O artigo sugere que tal achado faz sentido teórico, na medida em que estratégias de conciliação implicam na interconexão entre as esferas trabalho-família.

Palavras-chave : conciliação trabalho-família; centralidade do trabalho; trabalho e gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License