SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Work-family conciliation strategies for university professors in a Brazilian Northeast capitalWorkers' preferred leadership styles in different occupational environments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ALMEIDA, Juliana; HARTOG, Deanne den  and  PORTO, Juliana Barreiros. Escala de liderança ética no trabalho: evidências de validade da versão brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 430-440. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14298.

O tema da ética nas organizações tem ganhado relevo recentemente. O objetivo deste trabalho foi realizar a adaptação da Escala de Liderança Ética no Trabalho (Kalshoven, Den Hartog, & De Hoogh, 2011). O primeiro estudo apresenta escala traduzida e o teste exploratório da estrutura fatorial com uma amostra de 222 profissionais. Apesar de apresentar 7 fatores (AFE), a estrutura encontrada não correspondente ao modelo original. No estudo 2 (amostra de 3804 profissionais), o ajuste do modelo com estrutura fatorial original da escala foi testado (AFC) e apresentou melhor ajuste que os demais. Para mensurar a validade de construto, a relação da liderança ética com a satisfação com o líder e a supervisão abusiva foi testada. O padrão de relação esperado foi confirmado, sendo encontrada relação positiva com satisfação e negativa com supervisão abusiva. Juntos, os resultados sugerem que a ELET apresenta evidências de validade de construto e boas propriedades psicométricas.

Keywords : liderança ética; supervisão abusiva; satisfação com o líder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License