SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Estratégias de conciliação trabalho-família de professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiroEstilos de liderança preferidos por trabalhadores em diferentes ambientes ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALMEIDA, Juliana; HARTOG, Deanne den  e  PORTO, Juliana Barreiros. Escala de liderança ética no trabalho: evidências de validade da versão brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 430-440. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14298.

O tema da ética nas organizações tem ganhado relevo recentemente. O objetivo deste trabalho foi realizar a adaptação da Escala de Liderança Ética no Trabalho (Kalshoven, Den Hartog, & De Hoogh, 2011). O primeiro estudo apresenta escala traduzida e o teste exploratório da estrutura fatorial com uma amostra de 222 profissionais. Apesar de apresentar 7 fatores (AFE), a estrutura encontrada não correspondente ao modelo original. No estudo 2 (amostra de 3804 profissionais), o ajuste do modelo com estrutura fatorial original da escala foi testado (AFC) e apresentou melhor ajuste que os demais. Para mensurar a validade de construto, a relação da liderança ética com a satisfação com o líder e a supervisão abusiva foi testada. O padrão de relação esperado foi confirmado, sendo encontrada relação positiva com satisfação e negativa com supervisão abusiva. Juntos, os resultados sugerem que a ELET apresenta evidências de validade de construto e boas propriedades psicométricas.

Palavras-chave : liderança ética; supervisão abusiva; satisfação com o líder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License