SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Estilos de liderança preferidos por trabalhadores em diferentes ambientes ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SCHUNKE, Lídia Käfer  e  GIONGO, Carmem Regina. Atravessamentos políticos: a cultura organizacional e o sofrimento moral no serviço público. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 449-456. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.13870.

A atividade profissional e a organização do trabalho possuem lugar fundamental na relação entre os processos de saúde e doença mental. Esta pesquisa busca compreender a relação entre as práticas de gestão nas instituições públicas e a saúde mental de servidores públicos municipais da região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, através de um delineamento exploratório-descritivo, seguindo metodologia qualitativa. Participaram da pesquisa seis servidores públicos. Foi utilizado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujo material foi submetido à análise de conteúdo, resultando duas categorias: Práticas de gestão, cultura e trabalho; efeitos das práticas de gestão e cultura na saúde do trabalhador. Verificou-se a existência de uma cultura organizacional pautada em valores políticos e clientelistas, servindo a máquina pública de meio para a manutenção do poder político. Este cenário provoca falta de reconhecimento, sofrimento moral e desinvestimento subjetivo, propiciando um quadro de risco para a saúde mental dos trabalhadores.

Palavras-chave : saúde mental; serviço público; sofrimento moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License