SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Retorno às atividades laborais entre amputados: qualidade de vida no trabalho, depressão e ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SOUZA, Graceane Coelho de; AGUIAR, Carolina Villa Nova  e  CARNEIRO, Laila Leite. A influência dos vínculos com a organização sobre o bem-estar subjetivo do trabalhador. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp. 460-467. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.4.13727.

Este estudo objetivou buscar evidências de validade discriminante entre os vínculos organizacionais comprometimento e entrincheiramento. Para tanto, foram testadas através de análises de correlação e regressão as relações entre ambos os vínculos e o bem-estar subjetivo (BES), utilizando uma amostra com 310 trabalhadores de diferentes organizações. Os resultados demonstraram que os vínculos se comportaram de maneira oposta em relação às diferentes dimensões do BES, uma vez que o comprometimento organizacional indicou ser capaz de aumentar experiências positivas (afetos positivos e pela satisfação com a vida) e diminuir experiências negativas (afetos negativos) para o trabalhador, enquanto o entrincheiramento organizacional foi capaz de aumentar experiências negativas (afetos negativos) e de diminuir parcialmente as positivas (afetos positivos, sem influência sobre a satisfação com a vida). Esses resultados condizem com a agenda de pesquisa nacional que vêm acumulando evidências de que estes vínculos são distintos, uma vez que possuem antecedentes e consequentes distintos.

Palavras-chave : bem-estar; trabalho; comprometimento; entrincheiramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License