SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Valores pessoais e comprometimento afetivo em conselhos municipais de assistência socialAvaliação de impacto e suporte de um curso de preparação para aposentadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GOMES, Tarsila Dantas da Silva  e  PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth. Estresse ocupacional, um fenômeno coletivo: evidências em equipes de trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp. 485-493. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.4.14415.

Pesquisas da área têm avaliado e analisado o estresse predominantemente apenas em nível individual. Constata-se, entretanto, que o significado dado a esse processo é construído pela interação com os outros. O objetivo geral desta pesquisa foi evidenciar que o estresse ocupacional se manifesta em nível de equipe e, nesse nível, atua como antecedente de resultados da equipe. A amostra consistiu de 216 sujeitos (75 equipes de trabalho). A verificação das variáveis como processos grupais foi realizada por meio da similaridade intragrupo e da variância intergrupo. Diante disso, as informações individuais foram congregadas para construir escores grupais que representaram as variáveis abordadas neste estudo. Com esses escores foi construído o modelo de predição proposto. As análises demonstraram que os estressores têm poder de predição de 26% (p < 0,01) para a satisfação e 25% (p < 0,01) para desempenho. Essa visão do estresse ocupacional como fenômeno coletivo permite analisar as vivências compartilhadas, as fontes de estresse incidentes em determinado grupo e suas consequências.

Palavras-chave : estresse ocupacional; equipe; processo grupal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License