SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Estresse ocupacional, um fenômeno coletivo: evidências em equipes de trabalhoRelações entre interesses vocacionais e satisfação no trabalho de adultos com situação laboral ativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SEIDL, Juliana; LEANDRO-FRANCA, Cristineide  e  MURTA, Sheila Giardini. Avaliação de impacto e suporte de um curso de preparação para aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp. 494-502. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.4.14732.

O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de impacto do treinamento no trabalho em profundidade e de suporte à transferência do treinamento por servidores públicos que participaram de um curso online sobre Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA), Os instrumentos foram respondidos, 6 meses após a capacitação, por 171 cursistas. Técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados foram adotadas. Os participantes aplicaram moderadamente as competências aprendidas no contexto laboral. O suporte material foi percebido como mais elevado que o psicossocial, o qual foi evidenciado como preditor significativo da percepção de impacto dos cursistas, enquanto o material não. Além disso, 43,48% dos cursistas mencionaram que a organização implementou ou aperfeiçoou seus respectivos PPAs. Sugere-se que as próximas edições dessa capacitação sejam precedidas por avaliação de necessidades e tenham seu impacto avaliado por métodos mistos e múltiplos informantes.

Palavras-chave : treinamento de pessoal; educação a distância; aposentadoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License