SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Evaluación de impacto y soporte de un curso de preparación para la jubilación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

BARROS, Leonardo de Oliveira; CARVALHO, Lucas de Francisco  y  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Relações entre interesses vocacionais e satisfação no trabalho de adultos com situação laboral ativa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp. 503-510. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.4.15168.

O objetivo foi verificar a relação entre interesses profissionais e satisfação com o trabalho em adultos brasileiros com situação laboral ativa e identificar as variáveis preditoras da satisfação com o trabalho e dos interesses profissionais. Participaram 249 trabalhadores, com idade média de 30,53 anos, 74,7% mulheres e 69,1% declarou ganhar até cinco salários. Utilizaram-se a Escala de Satisfação no Trabalho, 18-REST, Inventário Dimensional Clínico da Personalidade versão Triagem (IDCP-triagem) e os Marcadores de Ambientes de Trabalho e Congruência de Holland. Os resultados indicaram que as tipologias Empreendedor e Convencional correlacionaram-se positivamente com os fatores de satisfação no trabalho. O tipo Empreendedor e a renda predisseram 10% da satisfação no trabalho. As relações encontradas entre os interesses profissionais e a satisfação com o trabalho foram conclusivas para as tipologias Empreendedor e Convencional. Verificou-se que o ambiente profissional é a variável que mais impacta o tipo de interesse.

Palabras clave : Orientação vocacional; Satisfação no trabalho; Traços de personalidade; Avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License