SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Estrés y bienestar en el trabajo: el papel moderador de la regulación emocionalFlorecimiento en el trabajo: revisión integrativa de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

FERREIRA-ALVES, Paulo Henrique; TORRES, Claudio Vaz; ANDRADE, Laura Novaes  y  MONTANI, Francesco. Escala de metas de autoimagem e compaixão: adaptação para amostras brasileiras. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 541-548. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.14869.

O artigo teve como objetivo traduzir e adaptar a escala de metas de autoimagem e compaixão de sua versão original em inglês para o português, no contexto da Polícia Militar do Distrito Federal (com amostras; N=127 e N=480) e buscar evidências de validade nacionais da escala. A original possui treze itens e o processo foi desenvolvido com base em métodos recomendados na literatura, passando por etapas de tradução, tradução reversa, comitê e análise de coeficiente de validade de conteúdo, que obteve índices satisfatórios (CVC=0,95). A análise fatorial exploratória apontou a estrutura bifatorial da escala conforme teoria e confirmou suas evidências de validade, mas indicando três itens que apresentaram baixas cargas fatoriais. Por fim, após nova coleta de dados, foi realizada a análise fatorial confirmatória da escala que confirmou sua estrutura bifatorial após exclusão de três itens existentes em sua versão original.

Palabras clave : metas; autoimagem; compaixão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License