SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Escala de metas de autoimagem e compaixão: adaptação para amostras brasileiras"Aqui tem que ter atividade mesmo, nesse trabalho tem que ser ligado": riscos, implicações e estratégias de defesa para a saúde de coletores de lixo domiciliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BEDIN, Lívia Maria  e  ZAMARCHI, Morgana. Florescimento no trabalho: revisão integrativa da literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 549-554. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15093.

O termo florescimento é um conceito advindo da psicologia positiva e se mostra importante no contexto do trabalho por se relacionar a uma condição de prosperidade, felicidade, engajamento, automotivação, satisfação e bem-estar. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura de estudos relacionados ao florescimento no trabalho, dos últimos dez anos. Foram realizadas buscas em quatro bases de dados (Scielo, BVS-Psi, Periódicos Capes e EBSCO Host) e, após os critérios de seleção, restaram oito artigos incluídos nas análises. Foram analisados o delineamento, participantes, instrumentos, país de origem, objetivos, assim como os resultados e o conceito de florescimento no trabalho. Ainda há poucos estudos sobre o tema, e buscou-se compreender o conceito de florescimento no trabalho e suas implicações para este contexto.

Palavras-chave : florescimento no trabalho; psicologia positiva; revisão integrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License