SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Here you really have to be active, in this work you have to be alert”: risks, implications, and defense strategies for the health of garbage collectorsResearch on psychosocial risks at work: a bibliometric study of brazilian national production from 2008 to 2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; SOARES, Thiago Francisco Pereira; RAAD, Alexandre José  and  SANTOS, Luísa Milani. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 564-570. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15417.

A síndrome de burnout é um conjunto de sintomas relacionados ao esgotamento, e afeta professores universitários. O objetivo do estudo foi investigar variáveis que se associam ao burnout em professores universitários, possíveis preditores e diferenças de média nos níveis de burnout entre docentes de universidades públicas e privadas. A amostra foi constituída por 99 professores universitários de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados avaliavam a SB, os eventos estressores no trabalho, a depressão e o suporte laboral. Foram realizadas correlações, regressões e o teste t para comparação de média. Idade, eventos estressantes, suporte laboral e depressão foram as variáveis que apresentaram correlações com a SB e suas categorias. De forma geral, os eventos estressores e a sintomatologia depressiva foram os preditores significativos da SB na amostra e professores de universidade pública demonstram maior nível de desgaste psicológico em comparação aos de universidades privadas.

Keywords : burnout; psicopatologia; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License