SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Gênero e trabalho na psicologia: revisão sistemática e metanálise qualitativaSer policial militar: reflexos na vida pessoal e nos relacionamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TEIXEIRA, Fabíola Dalprat  e  PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Comprometimento, estresse e satisfação com a vida de profissionais da saúde. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 598-606. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.2.15321.

O trabalho faz parte da identidade pessoal e social do indivíduo, afetando seu estado psicológico, determinando relações e vínculos em diferentes níveis emocionais. O estudo, inédito na área, fornece subsídios para o aprimoramento da gestão de pessoas nas organizações de saúde. Esta pesquisa objetivou identificar, descrever e analisar as relações entre comprometimento, estresse e satisfação com a vida. Participaram 120 profissionais da saúde, com média de idade de 36,6 anos, e que trabalham há mais de 4 anos na instituição. Os profissionais responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, Escalas de Comprometimento, Escala de Estresse Percebido e Escala de Satisfação com a Vida. Os dados mostraram alto nível de comprometimento organizacional geral e afetivo; nível mediano de comprometimento normativo; baixo nível de comprometimento calculativo, e elevada satisfação com a vida. O comprometimento apresentou correlação positiva com a satisfação, negativa com o estresse, e houve correlação negativa entre satisfação e estresse.

Palavras-chave : comprometimento organizacional; estresse; satisfação com a vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License