SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Comprometimento, estresse e satisfação com a vida de profissionais da saúdeImpacto da cultura organizacional no desequilíbrio entre esforço-recompensa no trabalho em uma universidade pública federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

OLIVEIRA, Thamires Sousa de  e  FAIMAN, Carla Júlia Segre. Ser policial militar: reflexos na vida pessoal e nos relacionamentos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 607-615. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.2.15467.

O objetivo deste estudo é compreender possíveis impactos da profissão de policial militar nos aspectos sociais da vida deste profissional, incluindo ambiente familiar, vida afetiva e relacional. Foram realizadas entrevistas com cinco policiais militares, independentemente de sua patente, que tinham pelo menos 10 anos de profissão em um batalhão da polícia militar (PM) na cidade de São Paulo. As entrevistas foram semidirigidas, com utilização de roteiro, realizadas em espaço privado não determinado previamente. Foram registradas por gravação de áudio, mediante a autorização dos participantes e transcritas posteriormente. As entrevistas foram analisadas nas seguintes categorias: carreira, impacto social, impacto familiar e impacto pessoal. Os resultados mostraram que a exposição aos riscos inerentes à profissão e à violência tem repercussões importantes na forma como os policiais estabelecem e mantêm os laços sociais, os relacionamentos, a inserção na comunidade e o contato com a família.

Palavras-chave : policial; militar; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License