SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Impacto da cultura organizacional no desequilíbrio entre esforço-recompensa no trabalho em uma universidade pública federalForça motivacional, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOZADO, Jersica Assis; RUST, John Neville  e  MENEZES, Igor Gomes. Evidências de validade na adaptação do Orpheus Business Personality Inventory no Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 624-630. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.2.15930.

O propósito deste trabalho foi apresentar as evidências de validade do Orpheus Business Personality Inventory para a população brasileira. Cinco juízes contribuíram para a investigação das evidências de validade de conteúdo. Participaram deste estudo 938 indivíduos. Para investigar as evidências de validade de construto, utilizou-se a Full Information Factor Analysis. Os resultados deste estudo exploratório identificaram um conjunto de itens com cargas fatoriais baixas. O alfa de Cronbach e o coeficiente Omega foram calculados para medir a confiabilidade das escalas, seus valores variaram de 0,65 a 0,77 e de 0,53 a 0,77, respectivamente. Também foram avaliadas medidas de misfit usando o modelo Rasch, todos os itens apresentaram valores adequados. Estudo futuros são necessários para definir com clareza a sua adaptabilidade à população, entretanto foi possível demonstrar evidências de validade de conteúdo, estrutura interna e estabilidade teste-reteste para o OBPI, que poderá ser um importante instrumento de seleção nas organizações brasileiras.

Palavras-chave : teste; personalidade; condições de trabalho; medida; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License