SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Evidencias de validez en la adaptación del Orpheus Business Personality Inventory en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

MOREIRA, Rafaela; ABBAD, Gardenia da Silva; CUALHETA, Luciana Padovez  y  NEIVA, Elaine Rabelo. Força motivacional, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 631-639. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.2.15939.

Há uma preocupação crescente em avaliar efeitos de treinamento no desempenho dos egressos, bem como nos resultados organizacionais. Apesar dos altos investimentos, nem sempre o que é aprendido converte-se em comportamento no trabalho. Estudos demonstram que motivação para aprender e transferir e suporte à aplicação de novas aprendizagens no trabalho são preditores de impacto do treinamento no trabalho. Este estudo objetiva avaliar a influência de percepções de Suporte Psicossocial à Transferência e Força Motivacional sobre Impacto em Amplitude do Treinamento no Trabalho, com base na avaliação de três treinamentos. Participaram desta pesquisa 2.'975 egressos de três treinamentos oferecidos pela Universidade Corporativa de uma empresa pública federal. Foi usada a técnica de modelagem de equações estruturais para testar 5 hipóteses. As escalas utilizadas apresentaram evidências de validade. Os resultados indicaram que Força Motivacional e Suporte Psicossocial à Transferência são preditoras de Impacto do Treinamento no Trabalho e que Força Motivacional é mediadora das relações entre Suporte Psicossocial à Transferência e Impacto do Treinamento no Trabalho. Conclui-se que é preciso evidenciar os benefícios do treinamento para os egressos e organização, estimulando o aumento da motivação para aprender e transferir e que os egressos precisam de suporte de seus superiores e colegas para transferir.

Palabras clave : treinamento no trabalho; motivação; transferência de treinamento; suporte psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License