SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil: características dos profissionais, da atuação e dos contextos de trabalho”Para além do arco-íris”: trajetórias de carreira de casais homossexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BOEHS, Samantha de Toledo Martins; BARDAGI, Marucia Patta  e  SILVA, Narbal. Trabalho, aposentadoria e satisfação de vida em aposentados de uma multinacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 653-661. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16310.

Com o crescimento da expectativa de vida, torna-se importante a preocupação com os fatores que influenciam a satisfação de vida na aposentadoria. No presente estudo, de natureza quantitativa, foram verificadas as relações entre os aspectos referentes ao papel de trabalho durante a carreira, o tipo de decisão sobre a aposentadoria e a satisfação de vida em 89 aposentados de uma empresa multinacional. Apesar de 83% da amostra ter respondido que a aposentadoria foi voluntária, 64% afirmaram que se pudessem, voltariam a trabalhar. As menores médias de satisfação de vida apareceram entre aqueles que apontaram o motivo financeiro como o fator principal para a realização de atividade remunerada na aposentadoria. Os resultados também indicam que, quanto melhor a percepção da qualidade de vida durante a carreira, maiores o nível de satisfação de vida atual e o desejo de não querer se desvincular do trabalho na aposentadoria.

Palavras-chave : Carreira; Aposentadoria; Satisfação de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License