SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3”Para além do arco-íris”: trajetórias de carreira de casais homossexuaisEstressores da docência como preditores do bem-estar de professores do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

WINTER, Lilian Ester  e  ALF, Alexandra Machado. A profissão do policial militar: vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 671-678. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.13214.

Este artigo contempla pesquisa realizada com profissionais da Polícia Militar lotados no interior do Estado Rio Grande do Sul, no ano de 2016, com abordagem da Psicodinâmica do Trabalho. Foram investigados fatores que determinam vivências de prazer e sofrimento no cotidiano de trabalho. Este estudo avaliou dez profissionais, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os discursos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o trabalho desses profissionais é gerador tanto de prazer como de sofrimento. O fardamento desconfortável e o descontentamento com o quadro de funcionários são causas de sofrimento, já os sentimentos de prazer são apontados pela autonomia no atendimento às ocorrências. Desta forma, foram identificadas estratégias de defesas utilizadas pelos policiais militares para amenizar o sofrimento ocasionado pelo trabalho, destacando-se: a resiliência, a sublimação e a não verbalização do sofrimento, sustentado pelo recurso simbólico da virilidade reforçada pela cultura gaúcha.

Palavras-chave : Policiais militares; Prazer; Sofrimento; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License