SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A profissão do policial militar: vivências de prazer e sofrimento no trabalhoContexto de Trabalho e Transtornos Mentais Comuns em Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PEREIRA NETO, José Candido; LONDERO-SANTOS, Amanda  e  NATIVIDADE, Jean Carlos. Estressores da docência como preditores do bem-estar de professores do ensino fundamental. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 679-686. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16657.

O estresse da profissão tem se mostrado um fator de risco à saúde. Este estudo teve como objetivo testar o poder preditivo dos agentes estressores da docência sobre o bem-estar subjetivo, controlando-se as características de personalidade. Participaram 188 professores do ensino fundamental, sendo 85,1% mulheres. Os resultados mostraram que a satisfação de vida foi explicada por um estressor da profissão (condições da carreira) e pelo tempo de locomoção para o trabalho (negativamente), e pelo tempo de profissão (positivamente). Afeto positivo foi explicado por fatores de personalidade (extroversão, abertura e realização - positivamente; neuroticismo - negativamente) e pelo estressor relacionado às pressões do trabalho (negativamente). Afeto negativo foi explicado pelo fator neuroticismo (positivamente) e pelos estressores da docência (políticas disciplinares inadequadas, diferentes capacidades e motivações dos alunos, trabalho burocrático/administrativo-positivamente). Para além da personalidade, os estressores da docência impactaram negativamente no bem-estar subjetivo, sobretudo, explicando a experiência de afetos negativos.

Palavras-chave : bem-estar subjetivo; estressores; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License