SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Estressores da docência como preditores do bem-estar de professores do ensino fundamentalFadiga e Estresse como preditores do Burnout em Profissionais da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

AMAZARRAY, Mayte Raya; OLIVEIRA, Gabrielle Farias  e  FEIJO, Fernando Ribas. Contexto de Trabalho e Transtornos Mentais Comuns em Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 687-694. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16744.

Os servidores do Judiciário têm sido expostos a modelos de gestão que colocam sua saúde mental em vulnerabilidade. Analisou-se a associação entre contexto de trabalho no Judiciário Federal do Rio Grande do Sul e Transtornos Mentais Comuns (TMC). Participaram 2.063 servidores, que responderam: questionário sociodemográfico e laboral, Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e Self-Reporting Questionnaire. Realizaram-se análises bivariadas e regressão de Poisson. A prevalência de TMC foi de 27,2%. Constatou-se forte associação positiva entre contexto de trabalho e TMC. Servidores expostos à Organização do Trabalho (OT) e Relações Socioprofissionais (RS) graves apresentaram prevalências de TMC 3,95 vezes maior, comparados aos com OT e RS satisfatórias. Ao analisar a relação independente entre dimensões do contexto de trabalho e TMC, as associações permaneceram fortes, com prevalências até 2,5 vezes maiores, indicando que o contexto laboral do Judiciário, quando em situações críticas e/ou graves, é potencializador de sofrimento psíquico.

Palavras-chave : saúde do trabalhador; condições de trabalho; transtornos mentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License