SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Contexto de Trabajo y Trastornos Mentales Comunes en Trabajadores del Poder Judicial Federal en Rio Grande del Sur, BrasilEscalas de Desarrollo de Carrera de Universitarios: Construcción, Características Psicométricas y Modelo de Respuestas Adaptativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ESTEVES, Germano Gabriel Lima; LEAO, Ana Adelaide Martins  y  ALVES, Esther de Oliveira. Fadiga e Estresse como preditores do Burnout em Profissionais da Saúde. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 695-702. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16943.

Objetivou-se conhecer em que medida os efeitos da fadiga e do estresse desencadeiam a Síndrome de Burnout (SB) em profissionais da saúde. Participaram 181 profissionais, com idade entre 21 a 62 anos (Média = 37,18; DP = 9,89), sendo 80,7% mulheres, de instituições públicas e privadas e de diversos estados. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: (1) Questionário sociodemográfico; (2) Questionário para a avaliação da Síndrome de Burnout (CESQT); (3) Escala de Avaliação da Fadiga; (4) Escala de Estresse no Trabalho (Job Stress Scale). Foram utilizadas estatísticas descritivas, teste Qui-Quadrado, correlação r de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Os resultados indicaram a prevalência de um perfil de baixa SB (69,5%), seguido por um perfil deteriorado SB (20,6%). Ademais, a fadiga apresentou-se como a única preditora das dimensões da SB. Conclui-se que a fadiga, o apoio social e o controle como indicadores da SB.

Palabras clave : Burnout; Estresse; Saúde Ocupacional; Saúde do Trabalhador; Profissionais de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License