SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Fatigue and Stress as a predictors of Burnout in Health Care ProfessionalsConstruction of Organizational Climate Scale for a Public Organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira; OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal  and  TAVEIRA, Maria do Céu. Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários: Construção, Características Psicométricas e Modelo das Respostas Adaptativas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 703-712. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16557.

O desenvolvimento de carreira é um processo complexo que requer, entre outros aspectos, respostas adaptativas. São escassas as medidas que reúnem em um único instrumento variáveis relacionadas ao desenvolvimento de carreira de universitários na transição para o trabalho. Esta pesquisa teve como objetivos construir e analisar as características psicométricas das Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários (EDCU), além de testar o ajustamento das escalas em um modelo de segunda ordem denominado Respostas Adaptativas. Para as análises psicométricas, participaram 1057 universitários subdivididos em duas amostras independentes. Como resultado, a versão das EDCU apresentou estrutura interna com 31 itens, subdivididos em cinco dimensões que medem a identidade de carreira, decisão de carreira, exploração ampliada, autoeficácia profissional e locus de controle profissional, que se ajustaram no modelo das Respostas Adaptativas. Concluiu-se que a medida possui evidências de validade adequadas, o que possibilita seu uso em futuras de pesquisas e para aconselhamento de carreira.

Keywords : adaptabilidade; desenvolvimento profissional; estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License