SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Fadiga e Estresse como preditores do Burnout em Profissionais da SaúdeConstrução de uma Escala de Clima Organizacional para uma Organização Pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira; OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal  e  TAVEIRA, Maria do Céu. Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários: Construção, Características Psicométricas e Modelo das Respostas Adaptativas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 703-712. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16557.

O desenvolvimento de carreira é um processo complexo que requer, entre outros aspectos, respostas adaptativas. São escassas as medidas que reúnem em um único instrumento variáveis relacionadas ao desenvolvimento de carreira de universitários na transição para o trabalho. Esta pesquisa teve como objetivos construir e analisar as características psicométricas das Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários (EDCU), além de testar o ajustamento das escalas em um modelo de segunda ordem denominado Respostas Adaptativas. Para as análises psicométricas, participaram 1057 universitários subdivididos em duas amostras independentes. Como resultado, a versão das EDCU apresentou estrutura interna com 31 itens, subdivididos em cinco dimensões que medem a identidade de carreira, decisão de carreira, exploração ampliada, autoeficácia profissional e locus de controle profissional, que se ajustaram no modelo das Respostas Adaptativas. Concluiu-se que a medida possui evidências de validade adequadas, o que possibilita seu uso em futuras de pesquisas e para aconselhamento de carreira.

Palavras-chave : adaptabilidade; desenvolvimento profissional; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License